quarta-feira, 15 de julho de 2009

relatório tp42

GESTAR II – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “A GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR”

RELATÓRIO

Coordenadora Regional: Carla Maria Michels Nuernberg
Disciplina:Língua Portuguesa
Formadora: Luiza Liene Bressan
Cursista: Giane Aparecida de Souza kestring

Atividade Desenvolvida
Turma: 601 e 602 – 6ª série.

Título da Atividade: Aula 1 – Uma estória curiosa

TP(4) AA Aluno( 4 ) Outras com Anexo( )

1-Aplicação da Atividade

Os alunos receberam cópias dos textos e colaram-nas em seus cadernos. O primeiro momento foi destinado à leitura e à compreensão do texto. Cada aluno leu uma parte e, depois, foi feita nova leitura para chamar a atenção daqueles que pereciam mais distraídos. Depois, foi trabalhada a questão vocabular. As palavras e expressões desconhecidas foram passadas no quadro e, com auxílio de um dicionário, eles tentaram achar o significado. Como a maioria das palavras não estava no dicionário, foi lhes dado tais significados.
A seguir, eles fizeram, junto com o professor, uma nova leitura do texto para, finalmente, conseguirem entendê-lo. Por último, em duplas, produziram um outro texto usando o vocabulário estudado.

2-Avaliação da Experiência

Aprendizagem:

Foi sem dúvida um momento de aprendizagem. A primeira leitura foi um momento de espanto e de risadas. Eles, mesmo sem saberem o significado, achavam algumas palavras engraçadas e outras até grosseiras. Depois, se espantaram mais ainda ao saberem os significados, mas compreenderam que era uma questão de cultura, de variações regionais. Esta compreensão, tanto do vocabulário quanto das diferentes falas regionais, ajudou-os muito na produção final. Saíram bons e enormes textos.


Teoria x Prática:

O uso de um texto com vocabulário tão diferente, o trabalho de discussão, de pesquisa e de questionamentos livres e amparados pelo professor e, finalmente, a produção individual, reforçaram aspectos importantes na aprendizagem. Reforçou-se conteúdos que ele já tinham entrado em contato e que frequentemente devem ser reforçados, como a questão da uso da linguagem e das inúmeras facetas que ela pode assumir numa sociedade nas dimensões da nossa

3-Dificuldades encontradas:
Quase nenhuma. A maioria dos alunos curtiu o texto e produziu seu texto.

4-Pontos Positivos:
O interesse da maioria, as produções finais que ficaram muito boas.

Um comentário: