segunda-feira, 14 de setembro de 2009

relatórios tp5

GESTAR II – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “A GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR”

RELATÓRIO

Coordenadora Regional: Carla Maria Michels Nuernberg
Disciplina:Língua Portuguesa
Formadora: Luiza Liene Bressan
Cursista: .Giane Aparecida de Souza kestring

Atividade Desenvolvida
Turma: 601 e 602 – 6ª série e 5ª séries

Título da Atividade: Estilística Aula 3 – Brincando com os sons

TP(5) AA Aluno( 5 ) Outras com Anexo( )

1-Aplicação da Atividade

Os alunos copiaram o texto Sarita no caderno. Em seguida, foi conversado com eles sobre o texto e sua sonoridade, aplicado os exercícios e pedido que circulassem todas as palavras que iniciassem com a letra s. Feito isto, foi lhes sugerido que construíssem seu próprio texto. Deveriam, para isso, escolher um nome de um colega ou de outra pessoa de quem gostassem e relacionarem palavras que iniciassem com a letra inicial deste nome. Ao construírem seu o texto estas palavras deveriam se incluídas. Deveriam também levar em conta as características, os gostos, tudo aquilo que soubessem sobre a pessoa que estavam escrevendo.
Foi uma aprendizagem positiva. Os alunos, principalmente os das 5ªséries tiveram um pouco de dificuldade, mas conseguiram criar textos bem criativos e ficaram entusiasmados com o resultado.
O jogo com os sons semelhantes das palavras é algo que envolve entusiasma os alunos a escreverem. Todos participaram, poucos foram os desinteressados e que deixaram de entregar os textos.
Mais adiante segue a publicação de dois destes textos produzidos pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário