segunda-feira, 8 de junho de 2009

relatório 1

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – CRICIÚMA
GESTAR II
COORDENADORA REGIONAL: Carla Maria Michels Nuernberg
PROFESSORA FORMADORA: Luiza Bressan
PROFESSORA CURSISTA: Giane Aparecida de Souza Kestring


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO


Os textos da Aula 1 foram aplicados aos alunos de duas sextas séries, a turma 601 do período matutino e a turma 603 do período vespertino.
A princípio, os alunos ficaram curiosos, foi dito que deixassem o livro didático em casa, pois estariam envolvidos em outras atividades. Receberam o textos, colaram-nos no caderno e um aluno fez a leitura do texto 1. Foi perguntado-lhes que texto era aquele e foi necessária mais uma leitura para obter-se respostas. Envolvidos em questionamentos, responderam de tudo, carta, bilhete, narração e, finalmente, diário. Alguns argumentaram que era diário por causa da data, outros devido aos comentários pessoais.
Quanto as atividades, eles se interessaram por aquelas mais polêmicas, que envolviam dados da turma e comentários pessoais como a número 5 e a 7.
O texto 2 gerou mais interesse. Após a leitura foi debatido o assunto e surgiram inúmeros comentários, principalmente, na turma 601. Mais uma vez os questionamentos não foram bons. Algumas perguntas eram simples, outras, eles não entendiam; as mais debatidas foram as questões 8 e 9 em que eles puderam dizer o que pensavam, a maioria oralmente.
Enfim, durante toda a aplicação dos textos foi preciso intervenção do professor, explanação das questões para que eles chegassem às respostas desejadas. Notou-se interesse dos alunos pelo assunto dos textos; identificaram facilmente que o segundo, tratava-se de uma propaganda, mas a maior dificuldade continua sendo a interpretação, muitos não conseguem ir além daquilo que está escrito.
Se a intenção era diferenciar os gêneros “diário” e “propaganda’ acredita-se que isto ficou claro e as questões sugeridas guiam para esta aprendizagem.

Um comentário:

  1. Valeu Giane.
    Parabéns pelo teu trabalho e esforço. São atitudes assim que fazem a diferença.

    ResponderExcluir