quarta-feira, 15 de julho de 2009

relatório tp 41

GESTAR II – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “A GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR”

RELATÓRIO

Coordenadora Regional: Carla Maria Michels Nuernberg
Disciplina:Língua Portuguesa
Formadora: Luiza Liene Bressan
Cursista: .Giane Aparecida de Souza kestring

Atividade Desenvolvida
Turma: 601 e 602 – 6ª série e 5ª séries

Título da Atividade: Aula 2 – Imagens do dia a dia

TP(4) AA Aluno( 4 ) Outras com Anexo( )

1-Aplicação da Atividade

Os alunos receberam cópias dos textos e colaram-nas no caderno. Após a leitura, foram feitos questionamentos acerca das imagens cotidianas, de tudo que está ao nosso redor e que, muitas vezes, nos passa despercebido. Foi lhes pedido que pensassem nas coisas, objetos, pessoas e situações que fazem parte do seu dia a dia. Além disso, refletiu-se sobre certos aspectos do texto, os elementos e informações básicas para a sua compreensão, a questão do cigarro e do fumante e, sobretudo, dos males que este pode causar mesmo que, no texto, estivesse sendo utilizado por um homem de classe média e bem sucedido.
Outra questão foi sobre a estrutura do texto, a pontuação bem delimitada que caracterizava, em particular, cada ação do personagem e de que o autor só usou substantivos e que também era possível eles fazerem isso.
A última etapa do trabalho foi a aplicação do aprendido na prática. Eles produziram, individualmente, um texto com a mesma estrutura de “Circuito fechado”. Primeiro, deveriam fazer num rascunho e, depois, passá-lo a limpo para entregar.

2-Avaliação da Experiência

Aprendizagem:
A aprendizagem foi positiva; os alunos participaram entusiasmados. Alguns tiveram dificuldades e, constantemente, pediam ajuda, principalmente quando tinham dúvidas se tal palavra era ou não verbo. Na correção verificou-se que apenas alguns alunos puseram verbos e pediu-se para que o trocassem por um substantivo.

Teoria x Prática:

“Circuito fechado” é um texto diferente do que os alunos estão acostumados a ler. Isto foi um ponto importante para que se entusiasmassem na produção. È claro que não foi fácil, todo o processo foi amparado, muitos textos, principalmente, os das quintas séries foram rescritos, acredita-se que se reforçou muito a aprendizagem,


3-Dificuldades encontradas:
Foram poucas: o desinteresse de alguns poucos alunos, a falta de concentração para escrever.

4-Pontos Positivos:
O interesse da maioria dos alunos, as reflexões que eles fazem do seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário